Coberturas
Abrasel Ceará cria cartilha para orientar bares e restaurantes em reabertura gradual do segmento
Home Últimas Notícias Abrasel Ceará cria cartilha para orientar bares e restaurantes em reabertura gradual do segmento

Restaurante. Foto: Peter H por Pixabay

A retomada gradual para bares e restaurantes requer uma série de cuidados. Nesse sentido, a Abrasel Ceará elaborou uma cartilha para orientar os estabelecimentos de alimentação fora do lar. Também abordou o cenário de abertura total.

“Neste cenário de retomada parcial, atuação em horário e capacidade reduzidos, esteja preparado e leve em consideração a retomada gradual do público adaptando seu estoque e mão de obra até que o horário e capacidade normal sejam restabelecidos”, pontua a entidade. A entidade calcula que esse cenário duraria entre quatro e seis semanas.

A capacidade de atendimento nos bares e restaurantes seria de apenas 50%; haveria um espaçamento de um metro entre cadeiras e dois metros entre as mesas; álcool em gel 70% seria disponibilizado para funcionários e clientes, além da manutenção permanente de cuidados sobre a COVID-19 para os trabalhadores do local.

As superfícies de toque seriam higienizadas com álcool 70%, água sanitária ou hipoclorito (1%). A higienização dos banheiros ocorreria a cada duas horas com as mesmas substâncias. Para prevenção e controle das atividades, a concentração de grupos com mais de seis pessoas em uma mesa ou grandes reservas estariam proibidas.

As máquinas de cartão de crédito também seriam envelopadas com plástico filme e higienizadas com álcool 70% após cada uso. ” Em caso de contato com dinheiro em espécie, orientar o garçom a higienizar as mãos após manuseio dele. Caso haja troco coloque-o em um saquinho para não haver contato físico”, destaca a Abrasel.

Também recomenda a orientação dos funcionários de estacionamentos o uso de máscaras, luvas descartáveis e manter distância de um metro do cliente. “Sempre higienizar as mãos após qualquer tipo de contato com superfícies ou objetos, como chave dos veículos, maçanetas etc”.

Em bares, apenas a permanência de clientes no interior do ambiente que estejam sentados, mantendo o distanciamento de dois metros entre mesas e um metro entre cadeiras. Vedando a interação de clientes em pé. “Música só deve ser utilizada, mediante a não interação do público. Vedando-se shows, música ao vivo, entre outros”, pontua o documento.

Cenário normal
Em se tratando de um cenário de plena normalidade das atividades, a Abrasel Ceará recomenda a manutenção dos cuidados com a higiene. ”

Manter a frequência de desinfecção das áreas públicas, como interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo etc. de forma periódica”, recomenda.

Também pede que ocorra a limpeza e desinfecção de escritórios do seu estabelecimento, como computadores. As reuniões continuam a ser conduzidas preferencialmente por videoconferência. Os recipientes com álcool em gel 70% também deverão ser mantidos.

Veja Mais