Em janeiro, 67 aprendizes do curso de Confeccionador de Calçados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foram efetivados na empresa Vulcabrás. Seis turmas foram concluídas com 83 alunos. O curso começou com 109 alunos matriculados, 83 continuaram, e desse total, 67 foram contratados de imediato, o que corresponde a 84% de aproveitamento.
A duração do programa de aprendizagem para o curso é de 960 horas, normalmente realizada em sete meses, mas devido a pandemia, o curso teve um ano de duração, em formato híbrido. O que não prejudicou o ensino, que é dividido em fase escolar e fase prática, com foco em temáticas como divisão dos turnos, ritmo de produção, desenvolvimento dos conhecimentos técnicos dentro dos setores, e suas respectivas competências técnicas.
O programa de aprendizagem conceitua-se como forma de educação profissional de nível básico ou técnico, destinado à qualificação ou habilitação inicial de jovens aprendizes e é caracterizado pela articulação entre formação e trabalho, regulamentada por uma legislação específica e sob a orientação e responsabilidade de entidades habilitadas. Entre essas entidades, está o SENAI Ceará, que comemora os bons frutos do trabalho desenvolvido neste campo.
“O resultado dos esforços é surpreendente. Mesmo em um ano desafiador, conseguimos capacitar dezenas de jovens no curso de Confeccionador de Calçados e a maioria já foi efetivada. Pudemos ainda refletir sobre o que Paulo Freire nos ensina: ‘não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes’. Com esse pensamento em vista, modelamos, buscamos aprender mais, e nos adaptamos a essa nova realidade vivenciada. E o resultado positivo é prova de que estamos no caminho certo”, comemorou Andréa Lopes, coordenadora pedagógica da unidade SENAI Maracanaú.