Últimas Notícias
3 mil livros são doados à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para o projeto Livro Aberto
Home Últimas Notícias 3 mil livros são doados à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para o projeto Livro Aberto

 

No dia 11 de junho, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebeu mais uma doação de livros para reforçar as ações do projeto Livro Aberto nas unidades prisionais.

A entrega ocorreu na Casa da Indústria e contou com a presença do Secretário Mauro Albuquerque, do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, do chefe do Estado-Maior, Coronel Marcos Gomes Paulino, da Superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez e do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

A doação foi feita pelo Comando da 10ª Região Militar, em parceria com o Sistema FIEC. A ação arrecadou 3 mil livros que serão distribuídos em 14 unidades do sistema penitenciário. O projeto Livro Aberto tem como objetivo incentivar a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos.

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo Holanda, ressaltou a importância de contribuir com a educação dos internos para que eles possam aumentar seus conhecimentos e mudar seus destinos. “O projeto Livro Aberto possibilita aos internos uma maior aproximação com o mundo da leitura, proporcionando novos conhecimentos e dando mais uma oportunidade para a ressocialização. O SENAI Ceará, graças ao apoio incondicional do Presidente Ricardo Cavalcante e sua Diretoria, vem construindo importantes projetos.  Com a SAP, o projeto Sou Capaz, e com o Comando da 10ª Região Militar, o projeto Soldado Cidadão. Estou muito grato em poder participar de mais esta ação”, afirmou Paulo André Holanda.

Projeto Livro Aberto
O projeto Livro Aberto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura.

O preso escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de diminuir até 48 dias a cada 12 meses da pena.

Veja Mais