Coberturas
Maurício Filizola defende empresários do comércio e anuncia criação do Banco Fecomércio
Home Últimas Notícias Maurício Filizola defende empresários do comércio e anuncia criação do Banco Fecomércio

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, concedeu na manhã desta sexta-feira, 01, uma coletiva de imprensa online falando sobre as principais ações da Fecomércio, do Sesc e Senac nesse período de pandemia. Filizola anunciou novidades para o setor, como a criação do Banco Fecomércio e defendeu a abertura gradual do comércio, assim também como a flexibilização da cobrança do ICMS às empresas, por parte do Governo do Estado.

 

Um banco digital que traga facilidades aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará. Essa é a proposta do Banco Fecomércio, segundo Filizola. A ser lançado em breve, o Banco da Instituição oferecerá aos empresários linhas de financiamento, linhas de crédito, pagamento de colaboradores, dentre outros serviços.

 

Segundo Filizola, o Banco Fecomércio conta com a parceria de um grande Instituição Financeira, e surge para facilitar a vida dos empresários, com as melhores taxas e serviços.

 

Medidas para o Comércio

 

Outro ponto destacado pelo presidente foi a volta gradual de alguns setores do comércio. Ele citou o Decreto Federal Nº 10.329, de 28 de abril de 2020, que trata do acréscimo de atividades essenciais diferente das estabelecidas, até o momento, no Ceará.

 

Dentre essas atividades estão: locação de veículos, produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e materiais de construção, e outras.

 

Maurício Filizola afirmou que também espera do Governo um plano para a retomada da economia no Estado e de apoio ao comércio de bens, serviços e turismo. O presidente da Federação afirma que foi repassado ao Governo estadual uma proposta de redução de alíquota do ICMS ou divisão de 20% de desconto na primeira parcela e o restante dividido em 8 meses, mas até o momento não obteve resposta.

 

Ações do Sistema Fecomércio

 

Enquanto isso, Filizola destacou que a Fecomércio, o Sesc e o Senac continuam atuando em prol dos empresários do comércio e da sociedade em geral. Ele citou a criação da plataforma “Tudo em casa Fecomércio” que reúne conteúdos do Sistema Fecomércio facilitando a busca de atividades, informações e interação à distância.

 

Sobre o Sesc, o presidente informou que os mais de 513 artistas e demais profissionais da cultura, que se credenciaram nos chamamentos públicos de 2019 e 2020, estão participando da programação do Tudo em Casa Fecomércio com shows, contação de histórias e várias outras performances. No total, a programação do Sesc no Tudo em Casa Fecomércio contabilizou um público de mais de 60 mil espectadores.

 

O Sesc também abriu alguns serviços no Centro, como o Restaurante e a Clínica de Saúde. O Restaurante está aberto apenas para o serviço de refeições para viagem, as quentinhas. Durante o almoço, o atendimento acontece de 10h às 13h30, e de sopa para o jantar, de 15h às 16h30. Já a clínica odontológica está aberta exclusivamente para procedimentos de urgência e emergência. o funcionamento é de segunda a sexta-feira de 08h às 16h

 

O Mesa Brasil de março até o último dia 24 de abril, arrecadou 316 mil quilos de alimentos, beneficiando cerca de 310 instituições situadas em 42 municípios do Estado do Ceará, tendo como bancos de alimentos sedes as cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu, com a participação de mais de 185 empresas doadoras de alimentos.

 

O Senac está convidando especialistas, instrutores e empresários para participar de lives,
que estão levando ao público debates sobre gestão dos negócios e tendências no novo cenário mundial, além de dicas para profissionais autônomos e de empreendedorismo nos diversos segmentos. Nas primeiras semanas, mais de 50 atividades já foram disponibilizadas.

 

Outro serviço é a oferta de cursos mais curtos, alguns com aplicação prática, através do Senac EAD. De março a abril, foram 60.000 vagas gratuitas nacionalmente, além da oferta de cupons de desconto para outros cursos online em diversas modalidades.

 

Mais um detalhe é a retomada das salas
de aulas na plataforma Google For Education, ou seja, plataforma de sala virtual em parceria com a Google, com novas turmas online e retomada das aulas  que foram paralisadas no isolamento social.

 

O presidente citou ainda a 1ª edição do Sintonia do Bem, que acontece hoje, 1º de maio, com a participação de Waldonys, às 18h30, e de Jessier Quirino, às 20h. De suas casas, ambos prometem levar alegria e diversão para o público de todas as idades, que poderão, também, contribuir com doações para o Mesa Brasil por meio do QR Code, que estará disponível no Youtube do Sesc durante as apresentações, ou na plataforma da campanha, que estará disponível no site www.sesc-ce.com.br

 

E por último, a iniciativa Costuras do Bem, que cadastrou via edital mais de 130 costureiras para a produção remunerada de máscaras.  A campanha está superando as expectativas com a entrega de mais de 32 mil máscaras, que serão distribuídas para instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc.

Veja Mais